De Ponte ao Paço
(Ponte de Lima - Santuário de N. S. do Socorro - Mesa dos Quatro Abades - Paço do Cardido)
Desenvolvem-se a bom ritmo os preparativos logísticos para a próxima caminhada d' "Os amigos caminheiros". Tal como previsto, terá como palco terras limianas e está já agendada para 21 de Março, servindo desta forma para celebrar também a chegada da Primavera.
O contacto com a natureza, os monumentos, a história, a paisagem serão, para além de todos as outras, motivações para esta caminhada com cerca de 28 km.
Pelas 5 da manhã terá lugar a concentração dos participantes naquela que é a sala de visitas de Ponte de Lima: A belíssima Praça de Camões.
Daqui partiremos seguindo o trajecto do Caminho de Santiago até à freguesia da Labruja atravessando a ponte romana e tendo por companhia o Rio Labruja.
Abandonando o caminho de Santiago passaremos na Igreja Paroquial da Labruja seguindo para o imponente Santuário de N. S. do Socorro, atravessando e perdendo a companhia do Rio Labruja.
Esta primeira etapa, de baixa dificuldade terá uma extensão de cerca de 11,5 km, partindo de uma altutude de 24 m na Praça de Camões para subirmos aos 160 m na chegada ao Santuário.
A segunda parte será a de todas as dificuldades já que os cerca de 9 km que se seguem irão levar-nos ao ponto mais alto que será na passagem junto à Igreja Paroquial de Vilar do Monte com 565 m. Entretanto atravessaremos uma das mais belas e típicas terras de Ponte de Lima: A freguesia de Rendufe. Aqui encontraremos as subidas mais íngremes.
A derradeira etapa, com cerca de 7,5 km, em permanente descida até aos 100 m de elevação do ponto final da caminhada. Este trajecto tem como pontos de destacado interesse a famosa Mesa dos Quatro Abades, a travessia, o Paço e o Santuário de N. S. dos Perdidos na freguesia de Calheiros e a freguesia de Brandara que marca o fim da caminhada junto ao Paço do Cardido, com chegada prevista cerca das 13 horas.
Ao longo do percurso e á semelhança do que invariavelmente tem acontecido em todas as outras caminhadas, o convívio, a amizade, a camaradagem e acima de tudo uma permanente boa disposição serão presença contínua, atenuando o esforço e as dificuldades.
No final, o almoço será a melhor forma de encerrar esta caminhada... estando por terras limianas, nada melhor que ter o prazer de degustar o afamado e excelente arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima.
Aguardando que possam surgir ainda algumas surpresas, falta apenas aguardar a chegada do dia 21 de Março e ter o grato prazer da presença de todos "Os amigos caminheiros" e de outros amigos que queiram partilhar do gosto por estas aventuras.
Deixem as vossas inscrições em osamigoscaminheiros@gmail.com
2 comentários:
Ola Engenheiro
Estou ansiosa pela caminhada, parece que vai ser muito interessante. E um belo arroz de sarrabulho cai sempre muito bem :)
Andreia
Olá Andreia. É preciso mobilizar a equipa para mais uma aventura. Vamos isso.
Enviar um comentário